domingo, 11 de agosto de 2013

Testando

Testando a vida


Era uma vez um quarto desarrumado

  



Há muito já virou rotina.  O que começou com palavras de ordem como “fulano, não me representa”, de repente se tornou algo de proporções sem igual na história do Brasil, a partir do mês de junho, passado. Das redes sociais como o facebook, multidões foram e têm ido para as ruas protestar por justiça social, transporte de qualidade, menos corrupção e violência, etc. Como diria Chico Buarque no auge de sua poesia “De muito gorda a porca já não anda...”. O fato é que as pessoas parecem não aceitar mais caminhar com um sapato um número a menos. Os pés doem, vêm os calos, não se consegue ir para frente e os passos ficam difíceis. Ainda mais quando aqueles que deveriam nos representar, possuem regalias às nossas custas.
Gosto das metáforas. Acho-as poéticas, leves e por que não dizer didáticas. Por isso gosto da ideia de pensar esses Protestos atuais como a organização ou reorganização de um quarto que estivesse desarrumado. Sabe aquele quarto onde tudo está jogado pelos cantos? Aquele caos, aquela bagunça, aquele guarda-roupas que mais parece o das crônicas de Nárnia, aquele cama que de tanto entulho parece guardar outra dimensão? Mas daí você pode até me dizer: “É uma bagunça organizada, sei exatamente onde está cada coisa”. Pode até ser. Mas uma hora, instalado o caos organizacional no seu espaço, ou no caso, social no seu país, você irá se perder. Portanto a arrumação é fundamental. Jogar os objetos que não prestam, reciclar os que ainda dão para aproveitar e colocar os bons em seu devido lugar. Há quem diga que no atual momento político estamos vivendo um estado de caos. Caos que provavelmente gerará algo mais adiante. Uma nova ordem? Mais justa e solidária, mirando a sociedade de baixo para cima?
Voltando à minha metáfora, vejamos o Brasil como o seu quarto. Você só saberá onde estão as suas coisas depois do caos, caso PARTICIPE ativamente de sua organização. Não adianta pedir, mandar ou simplesmente esperar que os outros façam a faxina, organizem as gavetas, os armários, as prateleiras. É preciso estar por dentro de sua organização para o quarto continuar com a sua cara. Pois de nada adianta um quarto todo arrumadinho, se ali não estiver os objetos úteis para você. Mesmo assim, como todos nós sabemos, nenhuma organização é para sempre, os ajustes como pintura, mobília nova, ampliação dos espaços abertura de novas portas e janelas às vezes faz-se necessário. Não espere que os outros arrumem seu quarto. Faça a sua parte em meio à bagunça, para recolocar as coisas no lugar que elas deveriam estar.